sábado, 17 de fevereiro de 2018

Como superar uma traição sem crise?

Sejamos sinceros: não há nada pior do que descobrir uma traição por parte da parceira, não é? Você planeja viagens bacanas, programas de fim de semana, longas horas de sexo, um apê ou, se não, até casamento. E, de repente, você percebe que todo o “eu te amo” não passou de palavras banais devido a um deslize feio da moça. Frustrante, revoltante, mas solucionável sem grandes crises, meu amigo.


Traição é um tema que assusta muitos casais e que provoca os mais diversos tipos de reações - e opiniões. Muitos, amedrontados pelo fantasma da traição, criam estereótipos acerca do assunto para, dessa forma, minimizar os danos que o ato causa na vida conjugal. Outras pessoas, no entanto, já veem a traição com outros olhos.

De acordo com Suely Buriasco, escritora londrinense e mediadora de conflitos, a pessoa que trai o parceiro ou parceira costuma carregar problemas individuais. "Ela trai por carências dela mesma. A pessoa vai estar sempre trocando de parceiro enquanto ela não resolver seus conflitos'', afirmou em um dos seus livros. Isto é, se o casal não é adepto à poligamia ou mantem um relacionamento aberto, o medo da traição sempre existirá, afinal, há sempre a possibilidade de beijar, transar, se apaixonar por uma outra pessoa. 

Quando você percebe que a pessoa com quem construiu uma relação cruzou a barreira da confiança, o peito aperta, a boca seca, as pupilas dilatam, falta o ar, mil memórias vêm à cabeça e você sente que perdeu tempo, que foi enganado. A dor costuma ser grande. E a fúria idem.

Logo após descobrir a infidelidade da parceira, independente de como a revelação veio à tona, o melhor a se fazer é pensar e discutir com calma. É óbvio que a raiva vai querer passar por cima de tudo isso aí feito um rolo compressor, mas apelar para a violência está longe de ser a melhor solução para o seu par de chifres, meu amigo – além de que, violência contra a mulher é um crime gravíssimo. 

É claro que muitos caem no padrãozão dramático e frio de típicas novelas mexicanas: além da raiva, sentimentos como ressentimento, culpa, e vingança, abatem suas vítimas de uma vez só, piorando o que já não é simples de superar.

Aliás, muito cuidado com as ideias de vingança. Expor a pessoa ao ridículo, seja na internet ou através de fofocas, só piora a situação. Tanto pra você quanto para ela. Nenhuma atitude do gênero é louvável – e algumas podem até se classificar como crime, passível de um processo sério, sem direito a argumentação.

A verdade é que, se houver amor de verdade e possibilidade de perdoar o deslize da parceira, o relacionamento volta a caminhar, mas, é claro, não nos mesmos termos de antes. Muitas coisas terão que ser mudadas, conversadas de maneira terapêutica e outras coisas que só o tempo vai provar se valeu a pena (ou não) tentar outra vez. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário