domingo, 11 de fevereiro de 2018

Folia do Papangu atrai milhares de pessoas para Bezerros neste domingo

O Carnaval de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, é conhecido mundialmente por ser o terceiro maior do Estado, atrás apenas de Recife e Olinda. A Folia do Papangu, como é conhecida a festa, reúne diversas apresentações e manifestações culturais. Todos os anos a cidade recebe milhares de turistas que querem conhecer e aproveitar o Carnaval com tranquilidade. Neste domingo (11), a cidade recebeu o tradicional concurso dos Papangus, transformando o entorno da Praça Centenária em um verdadeiro corredor da folia.

O personagem surgiu no fim do século XIX, quando um grupo de homens decidiu brincar o Carnaval escondidos atrás de máscaras e vestindo roupas compridas. Fantasiados, eles percorriam as casas de amigos e parentes e modificavam a voz. O angu, espécie de mingau de milho, era servido nas residências. Foi daí que surgiu o nome papangu. Antes confeccionadas com um fruto chamado coité, folhas de bananeiras e palha, atualmente as fantasias são feitas com papel colê ou machê, cola e tinta.

As roupas cobrem o corpo inteiro, escondendo até as mãos. Além da diversão, o ponto central da brincadeira é não ser identificado. Um dos papangus, que não revelou o nome, veste-se com a fantasia há três anos. Ele é do Recife e já é familiarizado com a festa em Bezerros, já que seus avós moram na cidade. “É maravilhoso, sem violência”, opina.

O concurso dos papangus também é sobre famílias. Marido, esposa, filhos e sobrinhos juntam-se há 11 anos para participar da brincadeira. Também sem revelar o nome, um dos representantes de um grupo vestido de palhaços revela o tema da fantasia deste ano: “No picadeiro da imaginação, o palhaço reverência à realeza: o Papangu”. O processo para participar leva cerca de dois meses. “A cada ano a gente elabora, desenha e costura as fantasias”, conta. Eles já ganharam o primeiro lugar da categoria “Evolução” por duas vezes.

Os professores Gil Lopes, Eraldo e José Carlos, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, estão hospedados no Recife e aos domingos vêm curtir a festa em Bezerros. Vestido de “colombina com sotaque nordestino”, Gil conta que o trio costuma sair com fantasias combinando, produzidas por ele. Os amigos estão vestidos de mandarins da folia. “Tem muita gente bonita e muito frevo”, diz.

Juntos há quase três anos, a educadora física Cybele Mendes e o professor Matheus Fraga sempre brincam Carnaval com fantasias combinando. Neste domingo, estavam de fada do dente e... dente. “O que mais atrai é que é tranquilo, é o melhor Carnaval para trazer a família”, garante Cybele, que é natural de Bezerros e mora no Recife, assim como Matheus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário