sexta-feira, 28 de junho de 2019

Agropecuária Fazenda Cavaleiro esta com Novidades pois Trabalha com Sementes de Capim, Venha Conhecer o Que Temos de Melhor Para seus Animais

ORIGEM: África (desenvolvido por EMBRAPA).
ALTURA: 60 a 80 cm.
FERTLIDADE DO SOLO: Baixa e média.
UTILIZAÇÃO: Pastoreio direto e feno.
PRECIPITAÇÃO: Acima de 700 mm anuais.
PROFUNDIDADE DA SEMEADURA: 1,5 a 2,0 cm.
TOLERÂNCIA A FRIO/SECA: Média
DIGESTIBILIDADE/PALATABILIDADE: Boa
TEOR DE PROTEÍNA: Entre 8,5% a 12,5% na matéria seca.
REDUÇÃO DE FORRAGEM: 12 a 15,6 ton/ha/ano.
RESISTÊNCIA A CIGARRINHA: Alta


Características
De origem africana, o CAPIM MASSAI é um híbrido espontâneo entre o Panicum Maximum e o Panicum Infestum, estudado e desenvolvido pelo núcleo Gado de Corte da EMBRAPA, em Campo Grande, MS, a partir de 1984. 

É uma cultivar que forma touceiras, com altura média de 60 cm e folhas quebradiças, sem cerosidade e largura de 1 cm. As lâminas apresentam densidade média de pelos curtos e duros e a bainha densidade alta desses pelos. Os colmos são verdes e possui excelente produção de forragem, com grande velocidade de estabelecimento e de rebrota, média tolerância ao frio e boa resistência ao fogo. 

É uma gramínea de múltiplo uso, isto é, tem muito boa aceitação entre bovinos, equinos e ovinos. Em testes de comparação com outros Panicuns, o MASSAI mostrou-se vantajoso por apresentar melhor cobertura de solo, melhor persistência em terrenos com baixos níveis de fósforo, maior tolerância em áreas com grande concentração de alumínio e por apresentar mais resistência à cigarrinha-das-pastagens. 

Seu sistema radicular é privilegiado, com raízes profundas que captam água e nutrientes com facilidade, e mais se adaptam às condições adversas do solo, como compactação, alta acidez, baixa fertilidade, etc. 

Sua avaliação evidenciou que, sob pastejo rotacionado, o CAPIM MASSAI suportou 3,2 a 1,1 UA/ha durante o período das águas e o das secas, respectivamente, com os animais ganhando 400 g/dia durante o período das águas, mantendo esse nível de ganho durante o período seco, gerando uma produtividade média de 620 kg de peso vivo por hectare ao ano.


Adaptação a clima e solo
Nos sete Estados escolhidos para se avaliar o potencial de adaptação a distintos climas e solos, o MASSAI destacou-se em todos eles, produzindo bem em diferentes latitudes, altitudes e precipitações pluviométricas. Nos estados do Acre e Minas Gerais, e no Distrito Federal, apresentou a mais alta produção de matéria seca de folhas e a mais alta porcentagem de folhas, mesmo quando comparado com forrageiras de porte alto como a Cv. Mombaça. No Pará ficou entre as cinco mais produtivas. 


Plantio
O preparo do solo para seu plantio é o convencional, ou seja, o mesmo utilizado para a formação de outras pastagens, e a semeadura logo após o início das chuvas. Em sua fase de implantação requer níveis de médio a alto de fertilidade de solo, sendo, porém, menos exigente em adubação de manutenção, já que persiste maior tempo em circunstâncias de baixa fertilidade, com boa produção sob pastejo. Por ser um capim precoce, floresce e produz sementes várias vezes ao ano, com ênfase para o mês de maio, quando atinge seu pico de produção


Patrocinado do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário