terça-feira, 4 de agosto de 2020

Professor de 60 anos viaja de moto pra levar atividades aos seus alunos sem internet, no PE

José Jovino professor de pernambuco

professor entrega atividades alunos

Quando falamos de educação à distância em tempos de coronavírus, muitas vezes nos esquecemos que, um em cada quatro brasileiros simplesmente não têm acesso à internet. Foi pensando neles, que o professor José Jovino da Silva, que dá aula na Escola Professora Porfíria de Araújo, no Agreste de Pernambuco,  decidiu levar todas as atividades para seus alunos.

Na zona rural de Tacaimbó é quase impossível encontrar alguém que tenha internet em casa. E com as aulas presenciais canceladas devido à pandemia, o professor de 60 anos se deu conta de que a educação de seus alunos dependeria dele mesmo.
Foi então que surgiu a ideia: “A secretaria de Educação do município me comunicou que ia trabalhar online com os meninos. Eu falei: ‘aqui na zona rural não tem internet, só quatro casas têm, são 14 casas. Atendia a quatro casas, e as outras dez? Como fazer?”, questionou.
Preocupado em deixar os alunos meses longe dos estudos, ele começou a imprimir todas as atividades e as distribuí-las. Todo início da semana, José Jovino sai religiosamente para entregar a lição de casa e recolher as que já foram respondidas para corrigir.
Segundo ele, o lado bom do cancelamento das aulas é que os pais estão ajudando mais seus filhos com as tarefas. “Eu tenho observado o interesse que os pais têm em resolver as atividades com os meninos”, disse o professor.
Adilma Severina, mãe de um de seus alunos, concorda com a importância da parceria entre pais e filhos durante este período: “É muita coisa, os meninos vão desenvolvendo mais um pouco, se ficar parado é pior”, afirma.
Em 30 anos de carreira, esta é a primeira vez que algo do gênero acontece com José, que sabe enxergar o lado bom disto tudo: “O desempenho está bom, quando eu passo nas casas, tiro fotos deles lendo, uma maravilha. Eu tenho notado que a aprendizagem está indo bem”, diz orgulhoso.
O pequeno Vitor Samuel, de cinco anos, é só elogios ao querido professor. “Gosto dele porque ele me ensinou o nome”, diz.
Mais do que amor pela profissão, o que José Jovino faz é cuidar daqueles que representam o futuro de nosso país!
PATROCINADO DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário