quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Pernambuco registra aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças

Criança usa máscaras para se proteger do coronavírus


O Covid-19 possibilitou uma maior circulação de pessoas durante a pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. O Estado se encontra em um momento de redução do número de contágios e mortes pela doença, mas a atenção aos hábitos reforçados de higiene e segurança precisa ser mantida. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, no mês de agosto está sendo observada uma maior procura de leitos para crianças com problemas respiratórios.

A maior procura do serviço de urgência para problemas respiratórios em crianças foi observada no Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste do Recife. De acordo com o secretário, o governo estadual está avaliando a possibilidade de ampliação de vagas para crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

O resultado positivo para a Covid-19 em crianças que apresentam a Srag tem sido menor que em outras idades. Enquanto nas crianças o percentual é de 26%, a proporção média em Pernambuco, desde o início da doença, em todas as idades é de 53%. Estes dados corroboram os relatos e estudos consolidados dentro e fora do Brasil, que apontam que, apesar de serem igualmente propensas a se infectarem pela Covid-19, as crianças apresentam menor risco de desenvolver a forma grave da doença. Mas precisamos reforçar que ninguém está imune ao vírus e todos podem se tornar vítimas da doença, até crianças, afirmo o secretário estadual de Saúde. 

Para atendimento de casos de Srag em crianças, Pernambuco conta com mais de 100 leitos voltados para bebês e crianças, sendo 37 de terapia intensiva. A ocupação média dessas vagas atualmente é de 64%. De acordo com Longo, a ampliação da rede faz parte do planejamento da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Estamos avaliando as possibilidades de ampliação de novas vagas junto aos serviços de referência para Covid-19. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário