domingo, 31 de março de 2019

Católicos se revoltam com a Lojas Renner após camiseta de Nossa Senhora mortificada

A rede de roupas Lojas Renner foi alvo de críticas após consumidores apontarem que se sentiram ofendidos com a estampa de uma camiseta à venda na loja online. A peça de roupa em questão é uma camiseta com uma estampa de Nossa Senhora de Guadalupe em aparência cadavérica com os dizeres em inglês between lies and truth, from death to live, com tradução aproximada de “entre mentiras e verdade, sobre a vida e a morte. 

Em resposta pelo Twitter, a Lojas Renner disse que sente muito se a estampa desagradou e acrescentou O tema desta coleção em específico foi inspirado no México e, durante nossas imersões na história, arte e cultura do país.

Eles se referem ao culto da Santa Morte que é muito popular naquele país. Todavia, os criadores da peça usaram da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe para estilizar, ou seja, a padroeira da América Latina.

Num tuite postado à tarde do mesmo dia a Renner avisou que o produto seria retirado de todas as lojas.

Não é a primeira vez que a fé católica é alvo de vilipêndio. Já falamos aqui da exposição de um Ronald Mc’Donalds crucificado e da exposição do Queer Museum porém, existem muitas outras por aí. A fé católica é a mais insultada pela cultura vigente como se a arte contemporânea precisasse seguir o item para chocar.

Todavia, ridicularizar pode ser considerado crime de vilipêndio religioso com punição prevista no Código Penal:

Art. 208 Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso Pena detenção, de um mês a um ano, ou multa. 

Devemos sim nos manifestar quando algo ofende nossa crença e pedir desculpas e nos retratar se algum ato nosso ofendeu alguém. Um bom diálogo começa sempre pelo respeito mútuo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário