domingo, 15 de março de 2020

Cuidar de um idoso é olhar por aquele que, um dia, já fez isso por nós

Resultado de imagem para idosos  precisa de a espera de um abraço

Seja Bem Vindos a Casa dos Idosos em Bom Conselho.

Aqui encontrasse muitas mulheres e homens solitários a espera de um abraço de carinho atenção das mas amigas de presença humana. 

iniciou em bom conselho a campanha “Adote um idoso” com o objetivo de incentivar as pessoas a ajudar uma pessoa idosa que esteja em instituições de longa permanência. Mais as pessoas esquecem dos idosos, que muitas vezes precisam só de carinho, de um abraço ou atenção.

Segundo o amigo Jose Gomes, muitos desses idosos estão institucionalizados porque foram deixados, por abandono da família, ou como medida de proteção, aplicada administrativamente pelo Ministério Público ou judicialmente por viverem sozinhos ou não terem condições de gerir sua própria pessoa e prover a própria subsistência.

Para adotar um velhinho ou uma velhinha, não é preciso esperar pelas festas natalinas. É um ato de amor e deve ser exercido de forma espontânea, sem espera de reconhecimento, de agradecimentos, nem honrarias”, conclui.

Fazer o bem é ir ao encontro das necessidades de alguém. Isso exige de nós disposição para deixarmos o conforto para fazer uma boa ação em favor de outrem. Cuidar do idoso é olhar por aquele que, um dia, já fez isso por nós.
Se, ao prestarmos ajuda a uma pessoa estranha, já nos traz a sensação de satisfação, maior deveria ser nossa alegria quando nos dispuséssemos a amparar nossos idosos, aqueles que fizeram parte da nossa história, sejam esses pais ou avós.
Para alguns idosos, envelhecer é viver a humilhação, pois a sensação para eles é de que, no mundo, já não têm mais o seu lugar. Para outros, a velhice pode significar, muitas vezes, suplicar para que sejam notados na convivência com seus parentes. Em muitos casos, essas pessoas (idosos) são tratadas como estorvos, pois quase sempre com idade avançada, progridem também as facilidades às doenças, necessitando de mais cuidados.
Não é raro encontrarmos, nos noticiários, manchetes sobre abuso, falta de paciência e, quase sempre, violência contra aqueles que, em razão da sua debilidade física, não têm energias para se defender. Há quem consiga até mesmo usurpar-lhes a credibilidade, quando eles conseguem denunciar os ataques sofridos por aqueles que, um dia, quando bebês, foram também merecedores da atenção de quem hoje merece todo o cuidado.
Em alguns casos, a importância do velho na família se resume apenas ao valor de uma aposentadoria. Há situações que tal numerário lhes são confiscados pelos filhos ou parentes, quando deveria garantir uma melhor condição de vida.
PATROCINADO DO BLOG


Nenhum comentário:

Postar um comentário