sábado, 29 de setembro de 2018

Vovô de 90 anos faz faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Vovô 90 anos faz faculdade Arquitetura Urbanismo Ribeirão Preto
Carlos Augusto Manço não é só o aluno mais experiente da sua turma, mas também o mais querido e o mais presente nas aulas. O vovô fez vestibular aos 90 anos, foi aprovado e se matriculou no curso de Arquitetura e Urbanismo de uma faculdade em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Aposentado há quase 25 anos, depois de trabalhar por mais e 35 anos no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto como desenhista de projetos, o vovô voltou para a sala de aula para manter a mente ativa.
Augusto falou que se você para de estudar a cabeça para de aprender. Ele já estava cogitando essa possibilidade há algum tempo. Até que um dia tomou coragem e fez sua inscrição no vestibular.
O vovô fez a pontuação que precisava e garantiu sua vaga. Ele conta que foi bem recebido tanto pelos colegas quanto pelos professores. Augusto admite que se sentia meio deslocado no início das aulas porque estava cercado por jovens com idades para serem seus netos.
Hoje, ele está mais relaxado e tem a vantagem de saber o conteúdo de algumas matérias. Augusto virou até uma espécie de consultor dos colegas quando ele domina os assuntos debatidos. Ao mesmo tempo em que os colegas o ajudam a entender termos técnicos que não eram usados na sua juventude.
Ele também precisou criar uma rotina de estudos para dar conta das atividades da faculdade. Mas alguns trabalhos ainda passam batido e os professores não fazem corpo mole. Outra dificuldade é que os desenhos são feitos no computador. Acostumado a desenhar à mão, Augusto está se adaptando às novas tecnologias.
Uma lição importante que ele aprendeu ao longo dos anos é que todo trabalho deve ser feito com amor. Tudo o que fazemos reflete os sentimentos que carregamos dentro de nós. Para Augusto, um trabalho feito com amor é um trabalho bem feito.
O vovô também coloca amor nas pinturas que faz. Um hobby que compartilhava com a esposa, que morreu depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) um ano atrás. Ele mesmo pintou os quadros que decoram a sala da casa onde vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário