quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Distúrbios do sono, se não forem tratados corretamente, podem causar danos irreversíveis

Reprodução/Internet/Budra

Muitos são os chamados distúrbios do sono, que representam sérios problemas para as pessoas, podendo atrapalhar o rendimento no trabalho, causar depressão e até infarto. Entre os incômodos mais acometidos estão o bruxismo e a apineia obstrutiva do sono (AOS). Patrícia Valério, especialista em ortopedia funcional dos maxilares e com doutorado em fisiologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, explica que mais de 70% da população sofre de doenças relacionadas ao sono. AOS e bruxismo são realmente as mais comuns.

Entre os problemas mais comuns a serem observados atualmente estão a AOS e bruxismo (ranger ou apertar os dentes). O paciente portador de apneia é mais predisposto ao bruxismo, havendo, portanto, uma interface entre os dois distúrbios, esclarece a dentista. Esses transtornos comprometem, consideravelmente, o cotidiano das pessoas, afetando, inclusive, o trabalho, causando irritação, problemas de concentração, baixo rendimento e até tendência à depressão

No caso dos pacientes com bruxismo, Patrícia Valério recomenda consultar o dentista com regularidade e evitar apertar os dentes quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada. A prática de atividade física regularmente também ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade, que podem favorecer o apertar dos dentes, alerta. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e não fazer refeições pesadas antes de deitar também pode minimizar as crises.



Nenhum comentário:

Postar um comentário