domingo, 15 de dezembro de 2019

Grandes Artistas em Bom Conselho Mais Pouca Divulgação de seus Trabalhos

Resultado de imagem para a arte esta esquecidaA arte é uma das coisas que as pessoas não entendem bem. Ela é também uma das coisas que as pessoas mais querem entender.
Eu raramente encontro alguém que não gosta de arte, mas conheço legiões de pessoas que falam que não entendem arte e que precisam de ajuda para entendê-la.
O artigo aborda a relação entre texto e imagem, bem como as diversas maneiras de se interpretar uma obra de arte. Uma obra de arte pode ser descrita de várias maneiras. Na história da cultura ocidental pode se notar uma constante interação entre o conteúdo narrativo e o realismo pictórico.
Quantas pessoas que você conhece sabem pintar, tocar muito bem um instrumento, escrever uma poesia ou elaborar o roteiro de um filme? Quantas?
Agora pare e pense quantos publicitários, médicos, advogados, administradores, veterinários, psicólogos você conhece? Quantos?
Aposto que com a resposta da primeira pergunta você não conseguiu nem completar duas mãos. Já a segunda… Tenho certeza de que essas pessoas são maioria no seu círculo social, certo?
Bom, então aqui vai a pergunta mais importante de todas se ter um dom artístico é algo raro que nem todo mundo possui, por que os artistas não são valorizados como outros profissionais? Por que pessoas que querem viver de música, pintura, cinema ou literatura, tem tanta dificuldade em encontrar oportunidades e boa remuneração?
Após a minha viagem a outras cidade a conhece a cultura local e inúmeras visitas a grandes artista a pessoas que se dedica a vida a teatro cinema arte cultura, parei para refletir sobre o quanto as pessoas realmente produziam arte antigamente e como isso era valorizado. Não sei se foi o boom tecnológico e todos os avanços que deixaram isso para trás, mas tenho a impressão de que a raiz do ramo artístico perdeu a sua força.
É claro que existem os grandes cineastas premiados em Hollywood, os escritores de best sellers e as bandas de pop que fazem sucesso mundial, mas vamos combinar que a indústria não oferece espaço para todos que têm talento. E, afinal, isso aqui não se trata de dinheiro, mas do fato de que artistas que não são famosos mundialmente sofrem para viverem apenas da arte e isso não faz sentido nenhum, visto que são pessoas com dons singulares e raros.
Mande um médico escrever um roteiro de filme, um advogado compor uma música, um veterinário escrever um poema que toque a alma das pessoas… Não necessariamente eles vão conseguir. Diferente de outras profissões, o artista nasce com um certo dom. É algo que não sei se é possível aprender… Podemos aprender a tocar um instrumento na aula de música ou escrever uma boa redação na aula de português, mas o dom… Ah… O dom é para poucos.
Trabalho do Prof Zé Maria




























Patrocinado do Blog









Nenhum comentário:

Postar um comentário