quinta-feira, 29 de março de 2018

Promotores encontram 160 veículos vinculados à Diocese de Formosa

Promotores do Ministério Público de Goiás (MPGO) encontraram nesta quarta-feira (28/3) mais irregularidades vinculadas à Diocese de Formosa (GO). Os investigadores tiveram acesso a um documento que mostra que a Cúria da região tem mais de 160 veículos registrados em seu nome. A apuração faz parte da Operação Caifás, deflagrada em 19 de março, que investiga o desvio de mais de R$ 2 milhões da Igreja Católica.

O promotor à frente do caso, Douglas Chegury, afirma que a relação de veículos foi encontrada na casa de um dos suspeitos de envolvimento com o esquema, o secretário da Cúria de Formosa, Guilherme Frederico Magalhães. Ele foi preso durante a operação, no entanto, a Justiça não decretou a prisão temporária dele. Guilherme ficou preso por cinco dias e saiu do Presídio de Formosa na sexta-feira.  

A suspeita é de que os veículos eram vendidos e o dinheiro não entrava de volta nos cofres da Igreja. Além disso, eles continuavam registrados no nome da Cúria", explica Chegury. Até a última atualização desta reportagem, a investigação havia identificado esse tipo de atividade em apenas um dos carros.  
Chegury diz que solicitará o apoio do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) para identificar a localização e os modelos dos automóveis. "Precisamos saber se esses veículos ainda estão sendo usados pela Igreja ou se foram vendidos a terceiros. Além disso, precisamos saber o motivo dos supostos compradores não terem feito a transferência de posse", comenta. Como os veículos estão vinculados ao nome da Igreja, eles ficam isentos de impostos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário