domingo, 13 de janeiro de 2019

A Festa de São Sebastião é uma Festa em Homenagem ao Mártir da Igreja, Celebrada Sempre de 11 a 20 de janeiro de cada ano.


Esta festa se caracteriza pela intensa participação da população, formada por descendentes de portugueses e índios negros e quilombolas. A festa é considerada muito original por não ter sido ainda incluída no calendário turístico da cidade o que preserva a originalidade. 


Os cânticos, sempre repetidos em forma de mantra, de modo enérgico e vibrante, motiva e emociona a quem participa sobretudo aos mais sensíveis visitantes. A festa na realidade inicia vários dias antes do dia 20 de janeiro com as reuniões da comissão organizadora e os diversos ensaios de cânticos.

Ao final da tarde do dia 20 de janeiro com uma procissão onde uma estátua de São Sebastião, percorre as ruas da cidade e ao final em frente da Igreja de São Sebastião te sua missa e benção final. 

No dia 20 de janeiro, comemora-se a o Dia de São Sebastião. Diversos estados Brasileiros celebram o santo, como Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraíba, Alagoas, etc. Mas é na cidade de Bom Conselho que a comemoração ganha destaque, já que São Sebastião é o santo procurado no município. O santo é conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste, protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas. A comemoração do Dia de São Sebastião é marcada principalmente por missas e procissões.

A adoração de São Sebastião chegou ao Brasil com a colonização portuguesa. Conta-se que na batalha que expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro, São Sebastião foi visto lutando entre os mamelucos, índios e portugueses em defesa das terras Brasileiras. A batalha teria acontecido no dia 20 de janeiro, dia do santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário