segunda-feira, 23 de abril de 2018

CRM-PB abre sindicância para investigar conduta de médica, após morte de bebê em Cabedelo

O Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (foto) fica localizado na R. Arthur Santos Viana, próximo a prefeitura do município
Na tarde desta segunda-feira (23), o segundo tesoureiro do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Alberto Morais Pessoa, informou ao Portal T5 que o presidente da instituição, João Gonçalves de Medeiros Filho, solicitou a abertura de uma sindicância interna para apurar a conduta médica no caso do bebê que morreu em Cabedelo, no último sábado (21).
Com isso, foi aberta pelo CRM-PB uma sindicância ex-officio, que é quando a instituição toma a iniciativa de realizar a investigação sem que haja pedidos externos.
Entenda o caso
Na noite do último sábado, uma grávida com 9 meses e 9 dias entrou em trabalho de parto na cidade de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa. As contrações foram aumentando por volta das 23h quando, acompanhada por familiares, deu entrada no Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa. Entretanto, segundo parentes, ao chegar na unidade ela foi ‘devolvida’ pra casa após recomendação médica.
A mulher atendeu a indicação, mas a criança nasceu nas primeiras horas do domingo (22). Vizinhos auxiliaram o trabalho de parto, acionaram uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e acompanharam a ação. Com o retardo do atendimento, o bebê tão esperado (de nome Isaías) não resistiu e morreu.
Familiares gravaram vídeos mostrando o exato momento do nascimento da criança. As imagens não serão publicadas pelo blog em respeito à família do bebê.
Sequência
A direção do hospital informou à imprensa ter conhecimento do fato e deve aguardar o laudo final para emitir um posicionamento em definitivo. Parentes, vizinhos e amigos da grávida acusam a médica plantonista de ter negligenciado o atendimento, devido as circunstâncias.
A mulher foi internada após o socorro prestado pelo Samu. O corpo do bebê deve ser periciado e só após o procedimento, será entregue à família.
Resposta da prefeitura
Em entrevista à produção de conteúdo da Rede Tambaú de Comunicação (RTC), o diretor da unidade disse que a médica responsável pelo atendimento foi afastada até o esclarecimento dos fatos. A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Comunicação Social, informou que os fatos estão sendo apurados.
Veja a nota na íntegra:
A Direção Geral do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB) informa que abriu uma sindicância para apurar o atendimento feito à paciente. Ela deu entrada no Hospital no último dia 21, foi atendida e liberada às 23h. Às 5h do dia 22, retornou à Unidade Hospitalar, através do Samu, após realizar o parto residencial, com óbito fetal. A Direção Técnica/Clínica do HMMPAB está engajada em apurar todos os fatos, ouvir todos os lados envolvidos e tomar as providências cabíveis ao caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário